Administração Pública de Volta Redonda – Presencial

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Histórico do curso

 

1. Ato autorizativo

O Bacharelado em Administração Pública, modalidade presencial, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense foi criado por meio da decisão nº 067 do Conselho Universitário, em 26 de agosto de 2009.

A referida decisão encontra-se publicada no Boletim de Serviço da UFF nº 172, ano XXXIX, seção III, página 09, de 22 de outubro de 2009.

 

2. A constituição do Pólo Universitário de Volta Redonda

Convidada a participar do Programa de Ampliação do Espaço Público de Formação Superior na Região do Médio Vale do Paraíba, política pública voltada ao desenvolvimento regional, a UFF foi signatária de um protocolo de intenções (formalizado em 05 de novembro de 2003) visando à formação de um grupo executivo para estruturação de um pólo universitário na região.

O trabalho dessa equipe culminou na criação do Pólo Universitário de Volta Redonda (Convênio MEC/UFF n.º 037/2005), que reuniu esforços do Ministério da Educação, da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da UFF.

Desde as movimentações iniciais, tornou-se evidente a importância de se estabelecer um modelo regional de ensino, comprometido com aspectos singulares, tais como:

a) o foco em demandas e recursos da região, de modo a contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do entorno;

b) a elaboração de projetos pedagógicos adequados às necessidades regionais, buscando formatar programas específicos, trajetórias de formação flexíveis, opções de turnos letivos, etc.;

c) a estreita integração com representantes comunitários, segmentos estudantis e profissionais, lideranças políticas, entre outros atores, na definição dos cursos a ofertar;

d) a partilha de responsabilidades entre poder público, instituições de ensino e representações sociais no provimento e manutenção da infraestrutura física e de recursos humanos para o bom andamento da iniciativa.

A concepção do Pólo Universitário de Volta Redonda (PUVR) contemplou a construção do campus Aterrado e a consolidação de dois núcleos acadêmicos: a Unidade de Engenharia e Ciências Básicas e a Unidade de Humanidades, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, gênese do atual Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Com o apoio do MEC, foi empreendido pela UFF um diagnóstico sobre a demanda regional por formação inicial e continuada. Esse estudo embasou a proposição do conjunto de cursos oferecidos pelo PUVR.

 

3. Recomendações do diagnóstico de demanda regional e concepção do Bacharelado em Administração Pública

A obtenção de resultados sociais a partir da implantação de pólos educacionais, requer o alinhamento dessas instituições às condições e às vocações da região de referência. O reconhecimento de tais condicionantes deve envolver a participação da sociedade, em processos que promovam a integração e a cooperação.

Partindo dessa premissa, o levantamento das demandas educacionais do Médio Vale do Paraíba – que é formado pelos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda – foi conduzido. O diagnóstico abarcou, portanto, espaços variados de interlocução, onde necessidades, expectativas e experiências foram reconhecidas e compromissos foram celebrados entre a UFF e representantes do poder público, da comunidade local e de segmentos produtivos.

Considerando o contingente populacional e a importância econômica da região, tornou-se patente a carência de cursos de nível superior, notadamente em instituições  públicas, com capacidade de atendimento à demanda regional por educação.

A caracterização da dinâmica social do Médio Vale do Paraíba é reveladora de desigualdades internas. Assim, a análise do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal demonstra que localidades como Barra Mansa, Itatiaia, Resende e Volta Redonda apresentam posições de destaque no contexto estadual. Em paralelo, cidades como Rio Claro, Rio das Flores e Porto Real demonstram status diferente.

Barra Mansa, Resende e Volta Redonda são centros produtivos e de emprego, nos quais o valor da terra urbana atua como fator de exclusão. Itatiaia é um caso atípico, pois, além de concentrar algumas empresas de porte, abriga um parque nacional, que retém a expansão urbana. Assim, os demais municípios consolidaram-se como cidades-dormitório, com limitações no que se refere à expansão de suas potencialidades de desenvolvimento.

Percebe-se, portanto, que a elevação da qualidade de vida na região dependerá de estímulos ao desenvolvimento integrado, com externalidades positivas e voltado à equidade. Assim, a importância do Estado e, em consequência, dos gestores públicos como indutores e reguladores desse processo é irrefutável.

Esse conjunto de considerações sobre a realidade socioeconômica do Médio Vale do Paraíba sinaliza um vasto campo para intervenções públicas qualificadas, conduzidas por profissionais preparados para o exercício da gestão pública. No entanto, a ausência de centros de formação no perímetro de referência pode comprometer a inserção de gestores em posições-chave, voltadas à concepção, à implementação e ao controle de políticas públicas.

Diante desse quadro, a Universidade Federal Fluminense, por meio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, percebeu a oportunidade de inovação institucional e implementou o Bacharelado em Administração Pública. Atento à necessidade de se formar quadros dotados de competência técnica e sociopolítica, o ICHS admite 42 discentes por ano, para um período de estudos presenciais de 08 semestres, que conjuga formação intra e extraclasse, apoiada por projetos de pesquisa e extensão universitária voltados ao campo da gestão pública.

 

4. Objetivos do Bacharelado em Administração Pública

A trajetória do Bacharelado em Administração Pública e sua inserção em um contexto marcado por assimetrias foram elementos importantes para a definição de seus objetivos. Desse modo, a ênfase na temática “desenvolvimento regional” não se deu ao acaso.

Ela busca, justamente, oferecer à sociedade um profissional capaz de equacionar demandas e recursos (físicos, financeiros, humanos, institucionais e culturais) em prol do desenvolvimento (entendido muito mais como a expansão de capacidades e a melhoria das condições de vida do que como o incremento exclusivo da renda per capita).

Representam, portanto, os objetivos do Bacharelado em Administração Pública:

a) oferecer aos estudantes formação técnica e sociopolítica na área de administração pública, para atuação profissional em organizações e projetos voltados para o desenvolvimento econômico e social;

b) fornecer à sociedade profissionais qualificados para atuar em diferentes contextos de políticas públicas e em organizações governamentais e não-governamentais, suprindo a carência de administradores com capacidade crítica e inovadora e que integrem habilidades de gestão e de articulação entre os setores público e privado.

O Bacharelado em Administração Pública, modalidade presencial, desempenha suas atividades no Campus Aterrado da UFF, situado à Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, nº 783, Bloco A, Aterrado, Volta Redonda. Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas em http://www.vestibular.uff.br/

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